segunda-feira, 3 de agosto de 2009

ENEUS II e suas aventuras e desventuras

Mesmo com um inverno extremo e húmido, alguns poucos corajosos se direcionaram para Santa Cruz do Sul e uniam-se ao ENEUS.

Os resultados foram promissores. Uma Comissão de Ufólogos nasce e trás uma proposta muito forte para os andamentos dos Princípios Organização e Regras para Ufologia "pampeana" do Sul.
Com pesquisadores de Caxias do Sul, Porto Alegre, Canela, Venâncio Aires, Vera Cruz e Rio Pardo, o cenário estava montado, era só correr pro abraço!

Acompanhemos alguns momentos do ENEUS II.


A abertura contou com a presença de Alan Azeredo e Dirceu Kipper do CEUVA (RS), Attilio dos Santos Oliveira, do GISE (RS), Osmar da Silva do UCA (RS), e Paulo Aníbal Mesquita, da EXO-X (SP).

Uma pequena apresentação seguida de uma palestra muito informativa sobre as vigílias ufológicas e astronômicas pelo CEUVA.

O tempo não estava ajudando muito, mas mantivemos o espírito e seguimos para o local destinado, o morro do Parque da Santa Cruz. Com a gente seguiu a equipe de reportagem da TV Pampa. Mesmo com a chuva, que nos pegou desprevenidos por uns instantes, podemos finalmente , depois de 10 anos, averiguar o lugar onde foi filmado o UFO cilíndrico à noite sobre Santa Cruz do Sul. Desde alguns anos, o local foi proibido para vistas noturnas e nunca havíamos podido fazer um comparativo com a filmagem e luminosidade semelhantes a da filmagem. Depois de tremer o esqueleto com o frio de 4°C, voltamos para nossos cobertores.

No sábado, com a chegada do nosso querido Ademar Gevaerd , que enfrentou quilômetros para estar com a gente, comemos uma "Feijoada Ufológica" ao meio dia. Os trabalhos da tarde começaram com o ufólogo Osmar Inácio da Silva, que explicou detalhadamente como montar e operar uma antena do programa SETI, seguido do inflamado estudioso Attilio dos Santos, que causou um certo espanto nos presentes com suas descobertas na ligação do baluarte da comunicação radiofônica, o brasileiro Padre Landell de Moura e suas relações com um possível complô dos nazistas contra seus inventos e os discos voadores . Na tarde ainda, foi mostrado alguns casos locais, participação do público, café-ufológico. Uma homenagem a nossa "Matriarca da Ufologia" de Santa Cruz do Sul, Marilene Fiel nos trouxe muita comoção.

Ademar Geavaerd aqueceu os motores do ENEUS II ao pegar o gancho dos "Crop Circles" gaúchos e seguiu numa espetacular narração dos casos de IPUAÇU e os círculos que apareceram por aquela região. A parte da noite foi toda dele, e foi pouco tempo para tanta informação.

Domingo a reunião dos grupos ufológicos gerou um debate até acalorado. Apresentação de propostas e discussões sobre o futuro da ufologia mereciam um espaço de tempo muito maior. Surpreso com a dimensão das idéias e colocações dos demais, ficamos muito satisfeito pela escolha do nosso encontro como arena que proporcionou uma ótima atividade em prol da ufologia gaúcha. A ata desta reunião será publicada logo em seguida.


Paulo Aníbal Mesquita, o "monge", abriu a tarde com sua ótima palestra sobre o Ufoturismo. Em seguida, abriu-se para relatos de "casos ufológicos", finalizando às cinco horas da tarde.

Deixamos a Câmara de Vereadores confiantes de que esse ENEUS, a segunda edição, mesmo prejudicado pelas intempéries e por um alerta de um vírus que nos assola (H1N1), cumprimos com todos os nossos objetivos.

Com mais uma vez a cobertura total da imprensa local e regional, chegamos até os confins do RS, do Brasil e até em países como a Argentina. Muitos comunicados de vários outros lugares, como o litoral norte do RS, pedindo mais encontros no, nos deixaram confiantes do trabalho cumprido por hora.

Nossos profundos agradecimentos, que nunca serão suficientes, aos ufólogos que vieram nos brindar com seus precisos conhecimentos de forma totalmente desprendida, gratuitamente.

Também os nossos agradecimento especiais aos apoiadores locais, empresa Lixa Sul (valeu Vítor!), Pousada Engelmann http://www.pousadaengelmann.com.br/ (prof. Emídio, muito obrigado!), Universidade de Santa Cruz do Sul http://www.unisc.br/ (Iuri, baita força!), Sra. Sulamita Becker e Sra. Marilene Fiel.

Esperamos que a semente plantada neste segundo Encontro Nacional de Estudos Ufológico em Santa Cruz dê frutos e floresça para sempre... até o contato final!

Rafael Amorim

Nenhum comentário:

Postar um comentário