segunda-feira, 15 de junho de 2009

O que é o ENEUS II

Equipe do ENEUS I na vigília

Após o 1º Encontro Nacional de Estudos Ufológicos (ENEUS 2006), estamos lançando a segunda edição do Encontro, que congregará estudiosos do Rio Grande do Sul e de outros estados do Brasil, além e países do Cone Sul, conectando a pesquisa ufológica do nosso país a de outros vizinhos da América meridional – dentro do Colóquio Ufológico do Cone Sul – COLUCS I.
Também será um momento de aprendizado, troca de informações, experiências e proposições entre todas as pessoas interessadas em ufologia e assuntos correlatos, independente de serem estudiosos ou pesquisadores profissionais. Portanto, é um encontro aberto à comunidade, sem restrições, configurando-se como um espaço de debate – oferecido pelo Núcleo de Estudos Ufológicos de Santa Cruz do Sul (NEUS) – sobre o universo cultural da ufologia em níveis local, regional, nacional e internacional.
OBJETIVOS

Visando unificar as entidades de pesquisa do Rio Grande do Sul e do Brasil – e agora também do Cone Sul –, o NEUS trás para o centro do estado este evento, que tem entre seus objetivos precípuos colaborar para a ampla organização de estudiosos e interessados em Ufologia.
O ENEUS 2009 também quer apresentar à sociedade gaúcha, brasileira e sul-americana a grandiosidade e importância dos trabalhos no campo da ufologia e assuntos correlatos, que buscam compreender as causas e origens deste polêmico e instigante fenômeno mundial.
IMPORTÂNCIA
Estatísticas apontam que o Fenômeno Ufológico atinge diretamente a vida de cerca de 70% da população gaúcha, despertando enorme curiosidade em uma grande abrangência de faixas etárias, classe social, ocupações, formação etc. A Ufologia tem trazido informações e reflexões fundamentais sobre nossas atividades como sociedade humana, o planeta Terra e possibilidades de vida inteligente em outros pontos do cosmos e dimensionalidades, conforme apontam inúmeros estudos, disciplinas e teorias de diversos campos do saber.
A Ufologia faz-nos também reconhecer a incomensurabilidade de nosso Universo e nos dá a necessária perspectiva não-antropocêntrica, ou seja, de que, como as probabilidades indicam, não estamos, como sociedade e seres inteligentes, sozinhos na “imensidão do Cosmos”. Hipóteses apontam, inclusive, que pode haver organizações que vão muito além de nosso desenvolvimento tecnológico e capacidades cognitivas
Enfim, trata-se de um assunto fascinante e de inequívoca seriedade, com enorme adesão de pessoas, necessitando urgentemente mais oportunidades de expansão das trocas e aprofundamentos do assunto. Santa Cruz do Sul tem, mais uma vez, a chance de ser uma referência – inclusive mundial –, atraindo centenas de pessoas diretamente e, indiretamente, milhares através da divulgação pela imprensa e outros recursos tecnológicos, como a internet.

REALIZAÇÃO
Em linhas básicas iniciais, o evento tem será realizado em três dias. No primeiro momento, haverá uma abertura, com show musical, lembrando que a música é conhecida como “a linguagem universal”. Após, uma apresentação da dinâmica das atividades, dos temas e dos estudiosos convidados, iniciar-se-ia o conjunto de palestras, painéis, apresentações de documentários e debates.
Cada palestrante trará consigo seus materiais, que serão exibidos ao público através de equipamentos multimídia.
Haverá durante o ENEUS momentos fora do local das apresentações:

-Em um dos nossos cartões postais de Santa Cruz do Sul – o Parque da Santa Cruz –, coordenada pelos membros do CEUVA (Centro de Estudos Ufológicos de Venâncio Aires/RS), haverá a Vigília Astronômica e Ufológica do ENEUS 2009. Consiste na observação coletiva da abóbada celeste, orientada por astrônomos e estudiosos da ufologia.
-Acampamento, congregando interessados, com a disponibilidade de uma infra-estrutura básica e transporte aos interessados. Já se tornou tradicional essa ótima forma de sociabilidade entre pessoas de diversas partes do estado, sendo um meio mais barato de hospedagem.
-Atividades de lazer, como passeios, almoços e cafés da manhã de confraternização entre os estudiosos convidados, abrindo-se outros canis de troca entre gaúchos, paulistas, mineiros, etc., argentinos, uruguaios e de outros países envolvidos.
Após a abertura na sexta-feira, seguem-se, no plenário da Câmara de Vereadores, dois turnos: no sábado (tarde e noite) e domingo (manhã e tarde).
Haverá, complementarmente, nas dependências da Câmara de Vereadores e em outros locais da cidade, outros momentos, eventos e espaços vinculados ao ENEUS 2009/COLUCS I, como a Feira de Livros e Materiais Ufológicos (Feira ENEUS/COLUCS), bem como exposições fotográficas, painéis e outras obras relacionadas à Ufologia por parte de grupos e estudiosos que se reunirão no Encontro. Uma amostra da Biblioteca Ufológica do NEUS (BíblioNeus) estará sendo disponibilizada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário