domingo, 21 de junho de 2009

PALESTRANTES GAUCHOS E PAULISTA NO ENEUSII JÁ ESTÃO CONFIRMANDO SUA PRESENÇA

Alguns pesquisadores gaúchos já confirmaram suas presenças em nosso encontro no dia 31de julho
Bel. Attilio dos Santos Oliveira - Diretor Geral e Coordenador de Estudos do Grupo Independente Sobre Estudos Herméticos.

Tema: O PADRE LANDEL DE MOURA E OS UFOS.

O senhor Attilio dos Santos é Bel. em Ciências Contabeis e Atuariais, Bel. em Ciências Econômicas e Bel. de Ciências Jurídicas e Sociais. Seu Currículo mostra que colaborou com FAO, na pesquisa sobre economia pesqueira no RS.Catedrático de "Estudos Comparados dos Sistemas Econômicos na Faculdade de Ciências Econômicas de Rio Grande. Atilho é associado ao NPU - Núcleo de Pesquisas Ufológicas de Curitiba, membro do ICS - Instituto de Cosmologia Social e o GISEH - Grupo Independente Sobre Estudos Herméticos



Osmar Inácio da Silva - Presidente da UCA-Ufólogos Científicos Associados


Tema: Organização, montagem e operacionalidade de uma Estação de Pesquisa de Vida Inteligente Extraterrestre, em Porto Alegre,RS.



Osmar Inácio da Silva é economista, administrador,Consultor de Empresas, Professor Universitário, Ufólogo, Presidente da UCA-Ufólogos Científicos Associados, Palestrante, Full member da The SETI League. Inc.N.j.USA, e Rádioastrônomo GF49KX. E-mail: osmarisilva@terra.com.br e Ucaongrs@hotmail.com .


Conheça o UCA e o projeto SETI clicando na figura abaixo.





Paulo Aníbal G. Mesquita - Ufólogo colaborador da revista Sexto Sentido, membro do grupo EXO-X de pesquisas ufológicas.
Tema: Ufoturismo

Biólogo e Professor. Ufólogo colaborador da revista Sexto Sentido, onde possui inúmeros artigos publicados; membro do grupo EXO-X de pesquisas ufológicas. Pesquisador de campo especializado na apuração de campo de evidências físicas e biológicas na casuística ufológica, como marcas de pouso, alterações físico-químicas, conseqüências ambientais,...Um dos trabalhos atuais é o projeto de UFOTURISMO como forma de interação com o público com as regiões em que ocorrem fatos ufológicos. É o responsável pelo o mapeamento numa carta náutica do litoral sul de São Paulo das observações de UFOs na região de Peruíbe, inclusive pela 1ª vez à pesquisa ufológica realizada por Aníbal foi inserida num guia turístico da região.


Rafael Amorim - pesquisador e coordenador do NEUS - Núcleo de Estudos Ufológicos de Santa Cruz do Sul.

Tema: Ufologia na região dos Vales e Rio Grande do Sul (novos casos, velhas histórias)

Pesquisador do fenômeno ufológico desde 1980, Rafael e Desgner Gráfico, Ilustrador e artista comercial. Trabalha na comunicação a 23 anos como Diretor de Arte e já desenvolveu inúmeras peças para TV, rádio e jornais.
A ufologia entra em sua vida a partir de seu contato com a literatura direcionada aos 11 anos, mesma época em que tem a sua primeira esperiência visual com um Objeto Voador Não Identificado nos céus de São Paulo.
De lá para cá muito pesquisou e estudou casos relacionados aos fenômenos ufológicos e parapsicológicos. Fundou o CEUVA - Centro de Estudos Ufológicos de Venâncio Aires/RS em 1998 participando por um ano do MUFON - Mutual Ufo Network , como colaborador a distância e ajudou a fundar a Fundação Gaúcha de Pesquisas Ufológicas, em seguida desenvolveu o Sentinelas do Futuro em Vila Velha/ES (projeto para difundir a ufológica entre os jovens). Quando retornou aos pagos gaúchos volta a criar junto a Iuri Azeredo o NEUS - Núcleo de Estudos Ufológicos de Santa Cruz, do Sul onde desenvolve até hoje a pesquisa ufológica.
Palestrante em Minas Gerais e Rio Grande do Sul, sempre retoma casos antigos que podem ter explicações em novos acontecimentos .

segunda-feira, 15 de junho de 2009

O que é o ENEUS II

Equipe do ENEUS I na vigília

Após o 1º Encontro Nacional de Estudos Ufológicos (ENEUS 2006), estamos lançando a segunda edição do Encontro, que congregará estudiosos do Rio Grande do Sul e de outros estados do Brasil, além e países do Cone Sul, conectando a pesquisa ufológica do nosso país a de outros vizinhos da América meridional – dentro do Colóquio Ufológico do Cone Sul – COLUCS I.
Também será um momento de aprendizado, troca de informações, experiências e proposições entre todas as pessoas interessadas em ufologia e assuntos correlatos, independente de serem estudiosos ou pesquisadores profissionais. Portanto, é um encontro aberto à comunidade, sem restrições, configurando-se como um espaço de debate – oferecido pelo Núcleo de Estudos Ufológicos de Santa Cruz do Sul (NEUS) – sobre o universo cultural da ufologia em níveis local, regional, nacional e internacional.
OBJETIVOS

Visando unificar as entidades de pesquisa do Rio Grande do Sul e do Brasil – e agora também do Cone Sul –, o NEUS trás para o centro do estado este evento, que tem entre seus objetivos precípuos colaborar para a ampla organização de estudiosos e interessados em Ufologia.
O ENEUS 2009 também quer apresentar à sociedade gaúcha, brasileira e sul-americana a grandiosidade e importância dos trabalhos no campo da ufologia e assuntos correlatos, que buscam compreender as causas e origens deste polêmico e instigante fenômeno mundial.
IMPORTÂNCIA
Estatísticas apontam que o Fenômeno Ufológico atinge diretamente a vida de cerca de 70% da população gaúcha, despertando enorme curiosidade em uma grande abrangência de faixas etárias, classe social, ocupações, formação etc. A Ufologia tem trazido informações e reflexões fundamentais sobre nossas atividades como sociedade humana, o planeta Terra e possibilidades de vida inteligente em outros pontos do cosmos e dimensionalidades, conforme apontam inúmeros estudos, disciplinas e teorias de diversos campos do saber.
A Ufologia faz-nos também reconhecer a incomensurabilidade de nosso Universo e nos dá a necessária perspectiva não-antropocêntrica, ou seja, de que, como as probabilidades indicam, não estamos, como sociedade e seres inteligentes, sozinhos na “imensidão do Cosmos”. Hipóteses apontam, inclusive, que pode haver organizações que vão muito além de nosso desenvolvimento tecnológico e capacidades cognitivas
Enfim, trata-se de um assunto fascinante e de inequívoca seriedade, com enorme adesão de pessoas, necessitando urgentemente mais oportunidades de expansão das trocas e aprofundamentos do assunto. Santa Cruz do Sul tem, mais uma vez, a chance de ser uma referência – inclusive mundial –, atraindo centenas de pessoas diretamente e, indiretamente, milhares através da divulgação pela imprensa e outros recursos tecnológicos, como a internet.

REALIZAÇÃO
Em linhas básicas iniciais, o evento tem será realizado em três dias. No primeiro momento, haverá uma abertura, com show musical, lembrando que a música é conhecida como “a linguagem universal”. Após, uma apresentação da dinâmica das atividades, dos temas e dos estudiosos convidados, iniciar-se-ia o conjunto de palestras, painéis, apresentações de documentários e debates.
Cada palestrante trará consigo seus materiais, que serão exibidos ao público através de equipamentos multimídia.
Haverá durante o ENEUS momentos fora do local das apresentações:

-Em um dos nossos cartões postais de Santa Cruz do Sul – o Parque da Santa Cruz –, coordenada pelos membros do CEUVA (Centro de Estudos Ufológicos de Venâncio Aires/RS), haverá a Vigília Astronômica e Ufológica do ENEUS 2009. Consiste na observação coletiva da abóbada celeste, orientada por astrônomos e estudiosos da ufologia.
-Acampamento, congregando interessados, com a disponibilidade de uma infra-estrutura básica e transporte aos interessados. Já se tornou tradicional essa ótima forma de sociabilidade entre pessoas de diversas partes do estado, sendo um meio mais barato de hospedagem.
-Atividades de lazer, como passeios, almoços e cafés da manhã de confraternização entre os estudiosos convidados, abrindo-se outros canis de troca entre gaúchos, paulistas, mineiros, etc., argentinos, uruguaios e de outros países envolvidos.
Após a abertura na sexta-feira, seguem-se, no plenário da Câmara de Vereadores, dois turnos: no sábado (tarde e noite) e domingo (manhã e tarde).
Haverá, complementarmente, nas dependências da Câmara de Vereadores e em outros locais da cidade, outros momentos, eventos e espaços vinculados ao ENEUS 2009/COLUCS I, como a Feira de Livros e Materiais Ufológicos (Feira ENEUS/COLUCS), bem como exposições fotográficas, painéis e outras obras relacionadas à Ufologia por parte de grupos e estudiosos que se reunirão no Encontro. Uma amostra da Biblioteca Ufológica do NEUS (BíblioNeus) estará sendo disponibilizada.